terça-feira, 20 de abril de 2010




As trufas mais vendidas são:maracujá,morango,amarula e a tradicional.


Trufas de chocolate
1 kg / 5 tabletes de chocolate ½ amargo;
½ lata de creme de leite, sem o soro;
100 g / ½ tablete de manteiga;
3 colheres (sopa) de conhaque; - 1 xícara (chá) de chocolate, em pó.
Derreta 500 g do chocolate em banho-maria, ou no microondas.
Junte o creme de leite e mexa bem.
Adicione a manteiga, em temperatura ambiente, e o conhaque. Misture muito bem e leve à geladeira por 24 horas.
Retire da geladeira, faça bolinhas e volte à geladeira por mais 1 hora.
Derreta o resto do chocolate em banho-maria, ou no microondas, e deixe amornar.
Mergulhe as bolinhas de trufas no chocolate derretido, passe no chocolate em pó e leve para gelar por mais 1 hora.

Trufas de Coco
2 xícaras de creme de leite fresco;
3/4 de xícara de coco ralado;
700 g de chocolate branco picado finamente;
500 g de chocolate meio-amargo derretido em banho-maria;
100 g de manteiga amolecida.
Misture o creme de leite ao coco ralado. Leve à ferver em uma panela. Deixe esfriar por 30 minutos e passe em uma peneira, descartando o coco. Leve o creme para ferver uma segunda vez. Coloque o chocolate branco em uma tigela e acrescente o creme de leite quente. Bata até que o chocolate tenha derretido e a mistura esteja homogênea. Acrescente a manteiga e bata até misturar bem. Deixe esfriar a mistura, leve à geladeira até gelar. Com uma colher pequena (de preferência uma colher para fazer bolinhas de frutas) faça bolinhas da mistura de creme do tamanho de cerejas. Mergulhe cada bolinha, rapidamente, no chocolate meio-amargo derretido e depois coloque-a sobre papel-manteiga. Deixe esfriar até endurecer a cobertura de chocolate.

Trufas de framboesa
300 g de polpa de framboesa;
700 g de chocolate ao leite;
80 g de açúcar invertido (ou mel);
100 g de manteiga;
30 g de álcool de framboesa;
200 g de cacau em pó.
Pique o chocolate. Ferva a polpa com o açúcar invertido e coloque no chocolate, misture e acrescente manteiga e álcool. Coloque na geladeira até endurecer e formar bolinhas. Derreta os 500 gramas de chocolate amargo no banho-maria e acrescente 100 gramas de chocolate amargo picado. Misture bem. Mergulhe as bolinhas no chocolate e coloque-as no cacau em pó. Peneire e sirva.

Trufas de Laranja
Informações sobre a receita:
Para decorar você pode utilizar tirinhas de casca de laranja: corte a casca da laranja, somente a parte amarela, em tirinhas bem fininhas, com ajuda de uma tesoura ou faca bem afiada. Coloque sobre cada uma das tarteletes.
Para a massa de trufa: 250ml de creme de leite fresco, 400g de Cobertura de Chocolate ao Leite, casca fina de 1 laranja, 4 colheres (sopa) de licor Grand Marnier. Para banhar: 600g de cobertura de chocolate ao leite, picada, cacau em pó
Coloque o creme de leite fresco numa panela média e leve ao fogo baixo até iniciar a fervura. Retire do fogo e acrescente 400g de chocolate, picadinho e mexa até dissolver totalmente. Reserve. Corte a casca de laranja, somente a parte amarela, em tirinhas bem fininhas, com ajuda de uma tesoura ou faca bem afiada. Leve-as ao fogo baixo numa frigideira pequena e, com uma colher de pau, vá remexendo, para que o calor se distribua por igual e se desenvolva o aroma dos óleos da casca. Não deixe queimar, para não amargar. Retire do fogo e deixe esfriar. Misture as raspas de laranja (reserve um pouco para decorar) e o licor à massa de trufa e leve-a à geladeira por uma noite. Modele as trufas com a ajuda de 2 colheres (chá). Evite o contato com as mãos, para que elas não "derretam" e mantenha-as na geladeira até o momento de banhar. Derreta os 600g de chocolate restante em banho-maria, misturando com uma espátula até que cerca de 2/3 dele tenha derretido. Retire-o do banho-maria e continue mexendo, até derreter completamente. Despeje o chocolate num refratário limpo e seco e sobre ele, acomode um prato contendo água fria, para acelerar o resfriamento. Misture com uma espátula até que, provando uma pequena porção no lábio inferior, você deve sinta que ele está "frio". Mergulhe as trufas neste chocolate, escorra o excesso e leve à geladeira por 5 minutos, para secar. Envolva as trufas no Cacau em Pó e acomode-as em seguida em forminhas ou na caixa em que for servir, não esquecendo da decoração com uma tirinha de casca de laranja.

Trufas de Maracujá ou Laranja
500gr de chocolate branco
1 lata de creme de leite
¼ de xícara de suco de maracujá ou laranja concentrado
400gr de chocolate branco
Derreta o chocolate branco (500gr) misture com o creme de leite e o suco de maracujá. Leve à geladeira. Derreta as 400gr de chocolate branco, faça o esfriamento e de banho nas trufas.

Bombom trufado de maracujá
Bom esta receita de Trufa de maracujá é muito fácil e serve para recheios de bolos e tortas etc...Dou prefêrencia a suco natural que fica uma maravilha, mas vc pode usar suco concentrado tb. As trufas devem ser consumidas no máximo 15 dias.
1kg de chocolate branco, 200 grs de creme de leite, 1 xíc de suco de maracujá (maracujá passado na peneira)
Derreta o chocolate branco, acrescente o creme de leite e o maracujá,,, prove! ai está tem que ficar bem amarelinho e azedinho se precisar de mais maracujá , coloque,,,,leve a geladeira até endurecer a ponto de enrolar e banhe em chocolate ao leite

Bombom trufado ferrero rocher
1 pote de recheio de avelã ( ou Nutella ou 200grs avelãs trituradas), 250grs chocolate ao leite, 150ml creme leite, 1 colher café essencia avelã
Derreta o chocolate e misture todos os ingredientes. Mexa bem, leve para gelar. Após 12 horas retire e modele as trufas, banhe no chocolate ao leite. salpique xerem de caju.

Trufa sensação de morango
Cobertura: 250g de chocolate ao leite derretido, 250g de chocolate meio amargo derretido
Recheio: 500g de chocolate branco, 1/2 xícara(chá) de geléia de morangos, 2 colheres(sopa) de calda de morangos(tipo xarope), 1 colher (chá) de essencia de morangos, 150ml de creme de leite
Para fazer o recheio, derreta o chocolate branco e misture a geléia, a calda de morangos,a essencia e o creme de leite. Mexa bem e leva pra gelar por 1 ou 2 horas.Faça camadas de chocolates na forminha para formar cavidades e deixe secar a cada vez que repetir o procedimento.Retire e coloque o recheio de sensação de morangos.Cubra com o chocolate derretido e leve à geladeira novamente.Deixe até a forma esbranquiçar.Retire, deixe secar a umidade e embale.

Trufa cremosa tipo sonho de valsa
Base:
300g de chocolate meio amargo
200g de chocolate ao leite
Como moldar as bases: Derreta os chocolates em banho-maria e misture bem para que forme uma massa homogênea. Dê o resfriamento. Pegue uma forma para bombons e preencha com o chocolate resfriado, todas as cavidades dos bombons. Retire o excesso e leve a forma à geladeira por 2 a 3 minutos com a cavidade virada para baixo. Repita essa operação mais uma vez, e retorne à geladeira por mais 2 minutos. Coloque o recheio e feche com uma camada de chocolate. Leve para gelar por 15 minutos ou até a forma se apresentar esbranquiçada.
Recheio:
1/2 xícara (chá) de leite condensado, 1/2 xícara (chá) de leite, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de recheio sabor massa de caju, 2 colheres (sopa) de castanha de caju, 2 bombons tipo (sonho de valsa) ralado grosseiramente
Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, a essência e a farinha de trigo e leve ao fogo até formar um creme. Após frio acrescente o recheio sabor massa de caju juntamente com a castanha e os bombons ralado.

Trufa prestígio
500g de chocolate branco, 250g de creme de leite, 150g de coco seco flocado, 1 colher (sopa) de rum, 1 colher (sopa) de base ;essencia sabor de coco
Mesmo processo das anteriores. Cubra com chocolate ao leite

Trufa recheada com beijinho/brigadeiro
1/2kg de chocolate ao leite, 1 lata de creme de leite, 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de essência de coco(Beijinho) ou chocolate (brigadeiro).
Recheio: Massa de Beijinho, brigadeiro. Deixe esfriar.
Montagem: O procedimento da casquinha normalmente,se vc for usar forminha de bombom, forre com a
massa da trufa e coloque uma porção do recheio...
Se for enrolar faça o brigadeiro e cubra com a massa de trufa depois banhe no chocolate ao leite

Trufa de cereja
1 kg. de chocolate branco
1 lata de creme de leite
1 cálice de licor de cereja
200 g.de cerejas amassadas
chocolate meio amargo, o necessário para cobrir as trufas.
Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente o creme de leite, o licor e as cerejas. Mexa cuidadosamente até ficar uma massa bem homogênea , coloque em um recipiente com tampa e leve para a geladeira durante oito horas no mínimo, para ficar com uma consistência firme a fim de poder ser enroladas. Depois das oito horas tire da geladeira para enrolar. Para enrolar mais facilmente polvilhe a mesa com leite em pó. Tire pequenas porções de massa e com o auxílio do leite forme um rolo dessa massa, corte-o em pedaços como se fosse fazer nhoques, dê o formato de bolinhas nesses pedaços e passe-as no chocolate meio amargo.
Obs:Todas essas trufas vc pode usar de recheio,mais vc deve recheiar o bolo assim que fizer a trufa,para a trufa endurecer ja no bolo,ou se preferir aumente um pouco a quantidade de creme de leite,que a trufa fica mais mole...
















3 comentários:

  1. Como fazer para as trufas ficarem bem rendondo?

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Não posso nem ver que já engordo.. rs

    ResponderExcluir
  3. Deliciosas, mas faltou dizer quanto tempo dura essas trufas e a quantidade que da.

    ResponderExcluir